O que é Mobilidade Acadêmica?
A mobilidade acadêmica internacional permite aos estudantes da UFOP cursar parte de sua formação em instituições de ensino superior no exterior. Da mesma forma, possibilita que estudantes estrangeiros venham estudar nos campi da UFOP em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
Esse processo faz parte da internacionalização das universidades brasileiras, uma prática já consolidada globalmente. É uma oportunidade única para alunos de graduação e pós-graduação estudarem em instituições internacionais com as quais a UFOP possui acordos de cooperação.
Por meio desses convênios de cooperação acadêmica entre a UFOP e instituições estrangeiras, são definidas as condições da parceria, como o período de permanência, isenção ou pagamento de taxas acadêmicas, auxílio com alojamento e alimentação, além da possibilidade de bolsas de estudo.
Para mais detalhes acesse os menus Informações, Editais Abertos e Mapa de Convênios.
Como se Preparar para a Mobilidade?
Antes de mais nada, para participar dos Editais de Mobilidade, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como:
- Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação na UFOP;
- Coeficiente geral de rendimento acadêmico igual ou superior a 6.0;
- Ter cursado pelo menos dois semestres acadêmicos no curso que estiver regularmente matriculado na UFOP;
- Não estar apto a colar grau no semestre acadêmico da viagem;
- Não ter excedido o limite de quatro semestres afastado por mobilidade;
- Apresentar comprovação de proficiência em idioma estrangeiro, de acordo com a exigência da instituição estrangeira escolhida para a mobilidade.
Já no ato da inscrição é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
- Histórico escolar simples e atualizado, com certificação digital, emitido até quinze dias do ato de inscrição no edital;
- Currículo Lattes;
- Comprovação das informações contidas no currículo Lattes, em arquivo PDF único, especialmente as atividades de ensino, pesquisa ou extensão com certificado emitido pela Pró-Reitoria competente;
- Digitalização (PDF) da folha do passaporte que comprove vencimento a partir de janeiro de 2026 ou cópia do protocolo de entrega do passaporte, desde que a data de entrega do referido documento não seja posterior ao dia 15 de setembro de 2024;
- Comprovante de proficiência em idioma estrangeiro, caso haja exigência por parte da instituição estrangeira de destino.
Editais e Inscrições
A DRI divulga editais semestrais (sempre no semestre anterior à viagem) de Mobilidade Acadêmica Geral e editais específicos das universidades parceiras ao longo de todo o ano. Algumas dessas oportunidades oferecem diversos benefícios, como: isenção de mensalidades e taxas de matrícula, moradia estudantil e auxílio financeiro.
Para se candidatar é preciso preencher o formulário de inscrição com todos os documentos necessários, além de cumprir os requisitos mencionados anteriormente.
O processo seletivo será composto por dois critérios de avaliação para a nota final dos candidatos:
-
Coeficiente de rendimento: até 20 pontos.
-
Participação em atividades de ensino, pesquisa ou extensão: até 80 pontos.
O coeficiente será normalizado com base na média e no desvio padrão do curso. A maior nota receberá 20 pontos, e as demais serão calculadas de forma proporcional. Notas negativas resultam em 0 pontos.
A pontuação para atividades extracurriculares será feita conforme um barema específico, e só serão aceitos comprovantes emitidos pelas Pró-Reitorias, referentes ao curso atual do aluno. No caso de transferências, comprovantes do curso anterior também serão considerados.