skip to content

Cadastro de moradias para recepção de estudantes estrangeiros no primeiro semestre de 2026

 

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga o cadastramento de moradias para recepção de estudantes estrangeiros que darão início aos seus cursos no 1º semestre de 2026.

 

Poderão ser cadastradas moradias femininas e masculinas das cidades de João Monlevade, Mariana e Ouro Preto. Ao final, um catálogo com as opções será disponibilizado aos estudantes estrangeiros, com o objetivo de facilitar a localização de moradias por parte deles.
 

A UFOP recebe diversos alunos estrangeiros para graduação (plena e sanduíche), pós-graduação (mestrado e doutorado plenos ou sanduíche), estágio, participação em projetos de pesquisa, dentre outras atividades. No semestre 2026/1 a UFOP tem a previsão de receber candidatos de diversos países, dentre os quais: Alemanha, Angola, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Congo, Etiópia, França, Guiné-Bissau, Haiti, México, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Paquistão, Rússia, São Tomé e Príncipe, Tanzânia e Zâmbia.
 

Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer e ter convívio social com uma pessoa de outra cultura/origem e, muitas vezes, outra língua. Além disso, é uma excelente chance de praticar ou aprender um novo idioma.
 

Para cadastrar uma vaga de moradia, o interessado deve acessar o formulário de inscrição. O prazo para preenchimento do formulário é até o dia 14 de dezembro de 2025.
 

Importante destacar que fotos da moradia e do quarto disponibilizado deverão ser anexadas no último campo do formulário. Logo, o interessado deve providenciar tais fotos antes de iniciar o preenchimento. O conteúdo do formulário pode ser consultado aqui.
 

Atenção! O formulário deve ser acessado utilizando o e-mail institucional.